Saturday, June 03, 2006

-6-


1º a Acção, depois a Criação, por último a Comtemplação


No Princípio há a Acção. Significa que o artista, o criador, primeiro Vê, Observa, Interpreta, Entende, o que o rodeia... Só depois CRIA!
A Criação não surge do nada, surge de toda a circunstância que envolve o artista (que é um ser humano), sofre por isso influências do que está à sua volta, de carácter: social, cultural, emocional, temporal, vivências pessoais, personalidade, talento, capacidades, preferências, hábitos...
Só depois acontece o acto criativo, onde razão e sentimento, consciente e inconsciente fazem parte do processo criativo, transfigurando a realidade conhecida, objectiva, transposta para a obra de arte.
Assim, o resultado desse processo criativo é a Obra de Arte.
A Obra de Arte, depois de concluída e dada ao público é um objecto autónomo, vale por si mesma, não é o real, mas uma representação do real, por isso transmite emoção, transmite as mais variadas mensagens (é polissémica, diz-se por isso que é uma obra aberta, porque sugere múltiplos significados), provoca sentimentos, provoca o juízo estético.
A Obra de Arte é a concretização do impluso criativo do artista, é a expressão concreta do talento e da criatividade do criador, é por isso um objecto único, original, raro, resultado do talento, imaginação, técnica, emoção e subjectividade/perspectiva do artista.
É através da Obra de Arte que o artista encontra a sua forma de comunicar com o mundo, de intervir!!! Por isso, a Arte é também comunicação.

Salvador Dali, Persistência


Completar o Triângulo:
Artista / Obra de Arte / Espectador

Mas falta aqui algo que complete o "triângulo":
O Espectador (o receptor) da obra!
O Espectador é quem desfruta da Obra de Arte; quem interpreta, quem enuncia o juízo estético, quem avalia a obra. Com espírito aberto e atento, o espectador recria a obra, comtempla-a, frui, de forma subjectiva, encontra ou não ali mensagens que descodifica, segundo as suas experiências pessoais, os seus conhecimentos, a sua sensibilidade e disponibilidade para "ler", recriar, as mensagens possíveis que a obra pode transmitir.
Então a Arte é também COMUNICAÇÃO!

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

oi stora e a ines esta muito fixe!! e vai ajudar bue para estudar... :-)

3:15 PM  
Blogger paula silva said...

Inês
Espero que aproveite bem.
Bom estudo!
BJ
:)

3:43 PM  
Anonymous Anonymous said...

ora portanto exactamente ja estou a imprimir tudo, é obvio k com o trabalho e isto farei um teste filosó.... opsss ia dizendo outra vez stora ....

3:08 PM  
Blogger paula silva said...

João Assis, primeiro: ainda bem que já deu uma espreitadela por aqui.
Mas atenção que não chega o Blog e o seu trabalho, é preciso também reflectir e dar uma vista de olhos no manual, nomeadamente nas sínteses que são importantes. Está Bem? Bom Trabalho!!!

2:47 PM  
Anonymous Anonymous said...

oi stora o blog ta muito bem alborado ajuda a explicar a sintese do livro e da para estudar melhor :) obrigado

12:16 AM  
Blogger paula silva said...

Luís, ainda bem que gostou. Agora é estudar, compreender, reflectir e ficar preparado para o teste.
Bom trabalho para todos!
Ah e queria escrever: "elaborado", não era? Ok.
Obrigado também pelo comentário que deixou.

9:12 AM  
Anonymous Anonymous said...

ola stora é a sara silva do 10º2
bom stora este blog ajuda muito mesmo porque alem d termos a materia resumida tambem e mais compreensivel. apesar de as sinteses do manual tambem ajudarem...
=)=D

2:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

stora... perdi o meu livro na 5a passada xD é um grande problema? eu tnh os apontamentos daki e do caderno... e mesmo necessario o livro? e dura 1h30mins ou so 45mins?? obrigado, rui 10.3

11:15 AM  
Anonymous Anonymous said...

emerize nº 4 10º1

A Stora tem d fazer + destes resumos ...ajuda bastante...0brigado

2:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

passeiii por aquiiiiiiiiiiii =D
ta mt bem explicado, entendi bem!
sonia vanessa 10º3

5:11 AM  

Post a Comment

<< Home