Thursday, May 25, 2006

-5-

A Obra de Arte é Fruto da Criação Artística

Pelo que já dissemos anteriormente não há obra de arte sem criação, sem o criador, neste caso um ser humano com essa capacidade de criar, de transfigurar o real, de nos apresentar um objecto novo, diferente, único...

Assim, temos o artista, o criador, que através de um processo criativo complexo, consegue produzir a dita obra de arte. Como é que isso acontece?

É difícil descrever esse processo. Os próprios artistas têm dificuldade em expressar como ou porquê! Há partes conscientes e explicáveis e outras inconscientes e de difícil explicação e compreensão.

Uma escultura, um poema, uma melodia, nascem de um conjunto de factores que afectaram o seu criador, tocaram-no, foram o pretexto, a alavanca, mas não são suficientes para compreender a obra na sua totalidade! Não é um processo meramente lógico, coerente, racional, objectivo, exactamente porque se trata de criação, transformação do real.


Picasso - O Guitarrista

O artista é um ser humano; as suas obras são o reflexo das suas vivências, do seu tempo, das suas preocupações, dos seus desejos, das suas frustrações, enfim, de tudo o que o rodeia!

Na Mediateca temos um filme, da pintora Graça Morais, que pode ajudar a compreender este processo de criação. Vamos visualizar esse filme?

Pelo que já foi dito, temos que concluir que a obra de arte não é uma cópia da realidade, é antes uma transfiguração dessa realidade.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

oi stôra é a marta do 10º1 é só para dizer k passei por aqui.

6:45 AM  
Blogger paula silva said...

Marta
Fico feliz por ter passado por aqui.
Mas não chega passar... é para estudar e aprender alguma coisa para o teste

3:42 PM  

Post a Comment

<< Home